quinta-feira, 31 de março de 2011

Para que servem os morcegos?


O equilíbrio que dá condição a vida na terra é tênue,tênue como a quantidade de ferro que tem no planeta e que ajuda na definição de nossa gravidade e a distância correta do sol. Tênue como a faixa de quantidade de oxigênio que dá subsídio a química orgânica da maioria dos seres vivos, enfim, de toda vida que conhecemos na terra, acima dela morreríamos por oxidação, menos morreríamos pela cessação dos ciclos de reações bioquímicas.


Digo, nós, os humanos, e uma penca de outros seres vivos, mas alguns tipos de bactérias anaeróbicas sobreviveriam, e depois de um longo tempo, provavelmente, existiria um descendente delas que seria testemunha admirada e estranharia o belo e o sublime da sua existência no que ela concebe como universo, isso base do pensamento filosófico e da religião primeva. E assim, existiriam deuses "bakteriamorfos" e Big bactérias Brasil. Mas isto é só uma suposição, talvez às condições que levaram a uma espécie inteligente, no grau de intervenções antropogênicas atuais, nunca mais aconteça. Existe até uma piada dos biologistas que diz que à família Delphinidae desistiu de conquistar o mundo porque iria dá muito trabalho.

Tênue como o equilíbrio do ecossistema baseado na cadeia alimentar, que nós nem temos a dimensão desta importância, como também não temos ainda das águas profundas e sua correlação com a vida e às correntes marítimas, ou seja, nem estudos conclusivos temos dos danos que estamos causando, e mesmo tendo pesquisas, como do IPCC, que afirmem que 90% das alterações no meio ambiente são das emissões antropogênicas, - se você não acredita, tudo bem, mas eu colocaria as barbas de molho -, e continuamos mantendo um nível de consumismo, estratificação da natureza e criando lixo, competentemente.


Esta é o tipo de discussão de quanto é branco o dente do cachorro morto, e prefiro avaliar a flecha que me atinge, e não o nome do arqueiro. Ou seja, verifiquemos o fato utilitarista e pragmático.


Mas... E os morcegos? Bem, estudos recentes definem ser ainda maior a importãncia destes animais no equilibrio das produções agrícolas, lembro também de outros seres vivos tão importantes como as abelhas e seu labor diário de fecundar e produzir energia. Com vocês a palavra de um especialista: “Muitos de nós, que temos conduzido pesquisas com morcegos ao longo dos anos, assumíamos e dizíamos que eles eram economicamente importantes[...], mas não havíamos percebido a magnitude do impacto dos morcegos na agricultura”, diz Thomas H. Kunz, Professor de biologia e Diretor do Center for Ecology and Conservation Biology da Universidade de Boston. A redução destes carnívoros, e das abelhas, já são notadas em todo o mundo. Sabemos responder a pergunta inicial? Não, ainda não, e já estamos destruindo todos.

E mais informações aqui.