terça-feira, 22 de dezembro de 2009

HC SVNT LUPINUM.




A frase "HC SVNT LUPINUM", que não sei se está correta, é uma analogia a frase em Latin "HC SVNT DRACONES" ou "HIC SUNT DRACONES", que diz: "Aqui há dragões.", em uma referência aos mapas antigos (Cartografia medieval), onde assim era grafada as regiões desconhecidas, cheias de monstros, e a mais famosa grafia está no Lenox Globe .





Há ainda outras referências ao reino dos dragões de Marco Pólo, onde ele descrevia a Sumatra (ou toda a costa da Ásia), também assinalada no Lenox.


A esta idéia, associo ao que me é desconhecido, ao que a noite uiva ao longe por querer se fazer conhecido, e a este chamado respondo com outro uivo, com toda matilha que se agita no meu coração. HC SVNT LUPINUM, aqui há lobos, e é eles, a matilha, que respode a este chamado.


E que o desconhecido, com seus monstros, serpentes e dragões, seja o meu destino.



"A cauda e a cabeça, ocasionalmente emergia na espuma de água e sangue, e da bruma escutamos um bramido, tão fúnebre, sobrenatural, a expressão de uma agonia profunda, que um frio gélido de horror percorreu as nossas veias."

Capitão Jason Seabury, do baleeiro Monongahela, 1851.

Um comentário:

  1. Alex,

    não há cartógrafo que dê conta de uma topologia textual. Serão assinalados tigres, dragões, canibais, cidades de ouro e diamantes e povoados com diabretes, sereias e outras maravilhas.

    tem coisa mais mais gostosa do que lidar com tanto mistério, com tudo aquilo que sequer suspeitamos haver? "Lutar com as palavras é a luta mais vã", já dizia o mineirinho, "No entanto lutamos, mal rompe a manhã".

    Fico feliz por mais uma voz ter se unido à matilha. Continua, rapaz, e boa sorte!

    ResponderExcluir