sábado, 8 de outubro de 2011

A coisa mais importante do mundo.



Discurso de Naomi Klein, ativista militantes anticapitalistas Canadense.

Na Assembleia Geral do movimento Ocupar Wall Street

...

Há outra coisa que este movimento está fazendo certo. Vocês se comprometeram com a não-violência. Vocês se recusaram a entregar à mídia as imagens de vitrines quebradas e brigas de rua que ela, mídia, tão desesperadamente deseja. E essa tremenda disciplina significou, uma e outra vez, que a história foi a brutalidade desgraçada e gratuita da polícia, da qual vimos mais exemplos na noite passada. Enquanto isso, o apoio a este movimento só cresce. Mais sabedoria.

Mas a grande diferença que uma década faz é que, em 1999, encarávamos o capitalismo no cume de um boom econômico alucinado. O desemprego era baixo, as ações subiam. A mídia estava bêbada com o dinheiro fácil. Naquela época, tudo era empreendimento, não fechamento.

Nós apontávamos que a desregulamentação por trás da loucura cobraria um preço. Que ela danificava os padrões laborais. Que ela danificava os padrões ambientais. Que as corporações eram mais fortes que os governos e que isso danificava nossas democracias. Mas, para ser honesta com vocês, enquanto os bons tempos estavam rolando, a luta contra um sistema econômico baseado na ganância era algo difícil de se vender, pelo menos nos países ricos.

Dez anos depois, parece que já não há países ricos. Só há um bando de gente rica. Gente que ficou rica saqueando a riqueza pública e esgotando os recursos naturais ao redor do mundo.

...

http://www.revistaforum.com.br/conteudo/detalhe_noticia.php?codNoticia=9518%2Fa-coisa-mais-importante-do-mundo

http://nicka77.wordpress.com/2009/02/13/naomi-klein/


Alguém espera a primavera americana?



6 comentários:

  1. http://observareabsorver.blogspot.com/2011/10/protestos-contra-wall-street-chegam.html

    Antes tarde do que nunca.

    ResponderExcluir
  2. Ainda não é a primavera Americana isso vai demorar
    um pouco.É preciso que esse movimento se espalhe
    pelo mundo.Capital tem que circular,produzir empregos.

    ResponderExcluir
  3. Já está em Washington e na Europa, juntamente com o movimento na Grécia e Itália, e em toda União européia.

    E o sentido, é que não podemos pagar a dívida das empresas e dos governos corruptos.

    ResponderExcluir
  4. Sim eu já vi imagens dos protestos na Europa.Mas
    acho que é um pouco diferente do movimento de
    Wall Street...

    ResponderExcluir
  5. Só pela não violência, já que a mídia quer mostrar o embate nas ruas, como forma de mostrar que é um movimento violento e político de desordeiros.

    ResponderExcluir
  6. Naomi Klein, a globo news já a apresentou como pensamento retrógado, no ano passado. nas ao que parece, a moça tem olhos de profeta marxista rs rs rs


    acredito que haverá mudanças nas regras do jogo especulativo; é pouco, mas é um começo...o importante é que o discurso neoliberal, q se iniciou com Tatcher, no final dos anos de 1980 e duraou até 2008, começou a ruir e já não terá tantos assesclas no mundo. vide elições franceses, os socialistas dispontam com força renovada...

    ResponderExcluir